Marketing Viral
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Pela necessidade de persuadir seus consumidores, profissionais de marketing tem buscado a cada dia estratégias eficazes para o crescente nível de exigência e sofisticação do público consumidor. Alcançar o maior número de consumidores levou a busca ininterrupta da construção de cadastros na tentativa de possuir o maior número de e-mails possíveis, da forma mais segmentada ao seu negócio, buscando conter endereços de seu público alvo. A cada se torna mais barato e rápido a conquista de e-mails de forma não autorizada pelo destinatário. Isto porém, não é eficaz e tem grande possibilidade de denegrir a imagem de sua corporação, inclusive com ações judiciais, mesmo que tudo isto venha a gerar volume de visitação ao seu site. O marketing utilizado para envio de mensagens autorizadas é de grande eficiência, porém limitado àqueles que já tenham tido algum contato com a sua marca ou ter visitado seu site. O ideal é você conseguir que seu público reenvie a sua mensagem a seus amigos. Com isto você estará alcançando novos usuários que passarão a conhecer os seus serviços e/ou produtos. Você estará assim, conseguindo ter o seu público como seu mensageiro. Mas como viabilizar isso? Este novo conceito de marketing se baseia no envio de uma informação ou arquivo que tenha um apelo informativo, irônico, visual, pessoal ou estratégico, que leve ao receptor daquela mensagem reencaminhá-la a outras pessoas de sua relação de forma espontânea, sem custos logísticos ou de imagem para você. Pela idéia de multiplicação, rapidez e facilidade da distribuição e transmissão da informação, chamamos este novo processo de "Marketing Viral". Ele tem as mesmas características de uma contaminação de vírus tradicional, , pela metáfora da progressão e contágio realizado Quantas vezes você não recebeu um comercial engraçado que pela sua graça ou humor, de imediato você retransmitiu a diversos amigos que ao receberem e tiveram a mesma atitude? Nesse momento, empresas como NIKE, UMBRO, Chocolate JAPP, Honda, Coca-Cola, Pepsi, Epson e tantas outras agradecem a você por ter reduzido seus custos com a exposição de seus comerciais em mídias convencionais como a TV. Certa vez, recebi em minha caixa postal um vídeo do Chocolate JAPP muito engraçado. Ao chegar em Estocolmo em uma de minhas viagens me deparei com o tal chocolate. Não resisti, e foi a primeira coisa que comprei naquele país. Jamais a empresa sueca teria utilizado a TV brasileira para propagar o anuncio de sua marca e eu nunca teria conhecido tal chocolate, e tido o impulso necessário para comprá-lo. A grande maioria dos anúncios (sejam arquivos JPG, MPEG, MOV,...) são de produtos estrangeiros, pois poucas empresas brasileiras ainda estão se beneficiando desta facilidade do marketing viral. Mesmo sem o artificio de imagens, piadas, mensagens ou notícias tem o cunho de marketing viral, apesar de alguns se transformarem em "Boatos na Internet". Sites como "Click Fome" ou "Hunger Site" tiveram sua maior divulgação através de mensagens espontâneas enviadas entre os inúmeros internautas que recebiam um informe e navegavam conhecendo os seus objetivos. O marketing viral tem inúmeras variações, desde seu tradicional modelo utilizado pelos sites de contas de e-mail gratuito como Hotmail, IG, Bol, onde propagandas (banners) são incluídas no rodapé das mensagens enviadas por todos os seus usuários, até sites de cobertura de eventos que disponibilizam fotos para envio por e-mail, oferecimento de postais e vales eletrônicos, cupons de promoções e diversas outras estratégias utilizadas pela indústria de sites. Para se conseguir sucesso você ter a preocupação de oferecer ao destinatário informações em forma de arquivos que sejam interessantes, que não sejam pesados para o processo de transferência entre os usuários, que busque motivos atuais e comuns e, principalmente, não gerem custos aos promotores do processo de distribuição desse novo estilo de marketing. No entanto, como toda a estratégia, toda a ação leva a uma reação, e por isso, esta deve ser planejada para que não seja contra a sua vontade. Gerar aumento de visitação ao site de sua organização é o desejo de todo empreendedor. Porém, de nada irá adiantar se você não possuir infra-estrutura capaz de atender à demanda solicitada. Por isso, esteja atento e programe a sua estrutura para atender o aumento de visitação e não denegrir a sua imagem como símbolo de incompetência ou desatenção ao internauta. O seu sucesso na Internet é trazer tráfego qualificado e não apenas volume para o seu site. É importante que cada um de seus visitantes trafeguem para visualizarem o que buscam e aproveitem para acessar o que você tem interesse em apresentar.
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