Criando sua nova filial
Carlos Alberto Teixeira Costa (*)              

Pequenas empresas algumas vezes consideram desnecessária a sua presença no mundo digital. Outras vezes, pensam que para estar presente, basta contratar o "sobrinho" do "amigo" do "primo" de um dos sócios, que cobra "baratinho", para fazer um "sitezinho".

A criação de um site é como a abertura de uma nova filial de sua empresa. Abrir uma filial sem uma estratégia, sem um objetivo e sem uma identidade visual é o mesmo que jogar dinheiro fora, ou pior, mostrar sua empresa para o mundo de uma forma não planejada.

Qualquer comerciante quando deseja abrir uma filial de seu negócio, procura se valer de sua identidade visual, suas estratégias, sua estrutura e conhecimento para comercialização, além de sua experiência para administrar uma filial. Inclusive, se apresentar a necessidade de contratação de novos profissionais para dirigirem o negócio, tentam escolher entre os mais gabaritados currículos, não deixando que a questão amizade fale mais alto do que o profissionalismo.

Contudo, é comum vermos esses mesmos empresários, quando da entrada de seu negócio no mercado da WEB, entregarem a responsabilidade da construção dessa nova filial a "garotos" que possuem pouco vivencia comercial ou empresarial, mas que acreditam que o conhecimento técnico seja o suficiente para o sucesso, agregado ao baixo custo no investimento.

Muito disso ocorre pelo descrédito que estes empresários visualizam no retorno de seu investimento através do mundo virtual, considerando que basta possuírem um endereço eletrônico para serem considerados avançados tecnologicamente.

Acredito que dificilmente, no mundo real, um destes empresários ficasse satisfeito em ver um cliente entrar em seu estabelecimento e ser ignorado, principalmente no momento que o mesmo procure algo oferecido por aquela organização.

Outra necessidade básica dos empresários é quanto a informações sobre os seus clientes. Motivo pelo qual chegou ao seu negócio, motivação para a compra, número de clientes que entraram em seu estabelecimento, vendas revertidas em sucesso, etc.

Pois bem, até que alguns desses "garotos" podem se preocupar quanto ao fato de criar um visual agradável e similar ao de sua organização, formas eficientes de expor seus produtos, alguns registros sobre as visitações e outros pequenos controles.

Contudo, não é apenas isto que será suficiente para que seu negócio prospere e apareça dentro de um universo onde estão expostos outros bilhões de empresários.

Ao abrir um negócio em uma avenida ou centro comercial de grande movimento, um empresário deve estar preocupado que seu negócio seja apresentado de forma a ressaltar e aparecer dentre os demais negócios daquele espaço, mesmo que não sejam concorrentes diretos. Imagine se estivermos falando de uma avenida com bilhões de lojas e complicadas formas de indicadores.

Com esta visão, porque deveríamos apenas colocar um site no ar e esperar que nossos visitantes descubram o endereço. Mesmo aqueles que descobrirem, porque não saber qual deles realmente se interessou pelo seu negócio?

O desenvolvimento de um site com boa estratégia, visual adequado e bons mecanismos de divulgação, com a adequada divulgação, mesmo através dos tradicionais mecanismos de busca, poderão ser essenciais para o crescimento adequado, abertura de novas oportunidades e melhorias do cenário.

Empresas que investem na WEB sem comprometimento, além de não poderem esperar muito, devem estar preparadas para possíveis problemas de terem sua imagem diminuída ou denegrida pelo visual ou erros apresentados em sua versão oferecidas aos internautas.
As dicas apresentadas abaixo, apesar de serem de certa forma técnicas, devem ser muito familiares a qualquer empresário. Esperamos oferecer algumas informações básicas no desenvolvimento de um site inicial:

     1. Não deixe de apresentar todos os serviços que sua empresa pode oferecer. Lembre que até mesmo um cliente que tenha sido visitado no processo convencional poderá ter interesse de buscar outras informações ou dirimir dúvidas através de seu site. E caso ele não encontre o produto de interesse ele irá duvidar quanto a importância dada por sua empresa ao assunto de interesse dele;

     2. Apresente visual e estratégia do site de forma idêntica a utilizada por seus promotores convencionais. Visuais ou estratégias diferenciadas poderão causar problemas perante seu cliente;

     3. Interaja com seu cliente enquanto ele estiver em seu site. Mantenha-o informado das suas novidades e oportunidades. Recomende produtos, serviços e dicas que criarão maior proximidade junto ao mesmo. Apenas tome cuidado para não ser inconveniente e chato;

     4. Saiba quem está visitando seu site e, se possível, dê um atendimento diferenciado;

     5. Conheça bem o fluxo de seu site. Saiba sobre a potencialidade, as áreas de maior e menor circulação e o tempo médio de permanência;

     6. Convide seus cliente a retornarem. Dê motivo para isso. Porém, apresente novidades não deixando que ele pense que seu site é estático.

Bem, se você considera importante e não tem idéia de como aplicar as idéias acima, consulte um especialista e profissional da área. Não se arrisque a ter sua nova filial criada de forma a prejudicar todo um trabalho desenvolvido por você durante anos.



(*) O autor é diretor da Filial Web Soluções Ltda (www.filialweb.com.br) e do site PortalBARRA (www.portalbarra.com.br)