Pequenas empresas algumas vezes consideram desnecessária
a sua presença no mundo digital. Outras vezes, pensam que para
estar presente, basta contratar o "sobrinho" do "amigo"
do "primo" de um dos sócios, que cobra "baratinho",
para fazer um "sitezinho".
A criação de um site é como a abertura de uma
nova filial de sua empresa. Abrir uma filial sem uma estratégia,
sem um objetivo e sem uma identidade visual é o mesmo que jogar
dinheiro fora, ou pior, mostrar sua empresa para o mundo de uma forma
não planejada.
Qualquer comerciante quando deseja abrir uma filial de seu negócio,
procura se valer de sua identidade visual, suas estratégias,
sua estrutura e conhecimento para comercialização, além
de sua experiência para administrar uma filial. Inclusive, se
apresentar a necessidade de contratação de novos profissionais
para dirigirem o negócio, tentam escolher entre os mais gabaritados
currículos, não deixando que a questão amizade
fale mais alto do que o profissionalismo.
Contudo, é comum vermos esses mesmos empresários, quando
da entrada de seu negócio no mercado da WEB, entregarem a responsabilidade
da construção dessa nova filial a "garotos"
que possuem pouco vivencia comercial ou empresarial, mas que acreditam
que o conhecimento técnico seja o suficiente para o sucesso,
agregado ao baixo custo no investimento.
Muito disso ocorre pelo descrédito que estes empresários
visualizam no retorno de seu investimento através do mundo
virtual, considerando que basta possuírem um endereço
eletrônico para serem considerados avançados tecnologicamente.
Acredito que dificilmente, no mundo real, um destes empresários
ficasse satisfeito em ver um cliente entrar em seu estabelecimento
e ser ignorado, principalmente no momento que o mesmo procure algo
oferecido por aquela organização.
Outra necessidade básica dos empresários é quanto
a informações sobre os seus clientes. Motivo pelo qual
chegou ao seu negócio, motivação para a compra,
número de clientes que entraram em seu estabelecimento, vendas
revertidas em sucesso, etc.
Pois bem, até que alguns desses "garotos" podem se
preocupar quanto ao fato de criar um visual agradável e similar
ao de sua organização, formas eficientes de expor seus
produtos, alguns registros sobre as visitações e outros
pequenos controles.
Contudo, não é apenas isto que será suficiente
para que seu negócio prospere e apareça dentro de um
universo onde estão expostos outros bilhões de empresários.
Ao abrir um negócio em uma avenida ou centro comercial de grande
movimento, um empresário deve estar preocupado que seu negócio
seja apresentado de forma a ressaltar e aparecer dentre os demais
negócios daquele espaço, mesmo que não sejam
concorrentes diretos. Imagine se estivermos falando de uma avenida
com bilhões de lojas e complicadas formas de indicadores.
Com esta visão, porque deveríamos apenas colocar um
site no ar e esperar que nossos visitantes descubram o endereço.
Mesmo aqueles que descobrirem, porque não saber qual deles
realmente se interessou pelo seu negócio?
O desenvolvimento de um site com boa estratégia, visual adequado
e bons mecanismos de divulgação, com a adequada divulgação,
mesmo através dos tradicionais mecanismos de busca, poderão
ser essenciais para o crescimento adequado, abertura de novas oportunidades
e melhorias do cenário.
Empresas que investem na WEB sem comprometimento, além de não
poderem esperar muito, devem estar preparadas para possíveis
problemas de terem sua imagem diminuída ou denegrida pelo visual
ou erros apresentados em sua versão oferecidas aos internautas.
As dicas apresentadas abaixo, apesar de serem de certa forma técnicas,
devem ser muito familiares a qualquer empresário. Esperamos
oferecer algumas informações básicas no desenvolvimento
de um site inicial:
1. Não deixe de apresentar todos os serviços que sua
empresa pode oferecer. Lembre que até mesmo um cliente que
tenha sido visitado no processo convencional poderá ter interesse
de buscar outras informações ou dirimir dúvidas
através de seu site. E caso ele não encontre o produto
de interesse ele irá duvidar quanto a importância dada
por sua empresa ao assunto de interesse dele;
2. Apresente visual e estratégia do site de forma idêntica
a utilizada por seus promotores convencionais. Visuais ou estratégias
diferenciadas poderão causar problemas perante seu cliente;
3. Interaja com seu cliente enquanto ele estiver em seu site. Mantenha-o
informado das suas novidades e oportunidades. Recomende produtos,
serviços e dicas que criarão maior proximidade junto
ao mesmo. Apenas tome cuidado para não ser inconveniente e
chato;
4. Saiba quem está visitando seu site e, se possível,
dê um atendimento diferenciado;
5. Conheça bem o fluxo de seu site. Saiba sobre a potencialidade,
as áreas de maior e menor circulação e o tempo
médio de permanência;
6. Convide seus cliente a retornarem. Dê motivo para isso. Porém,
apresente novidades não deixando que ele pense que seu site
é estático.
Bem, se você considera importante e não tem idéia
de como aplicar as idéias acima, consulte um especialista e
profissional da área. Não se arrisque a ter sua nova
filial criada de forma a prejudicar todo um trabalho desenvolvido
por você durante anos.
(*) O autor é diretor da Filial Web Soluções
Ltda (www.filialweb.com.br) e do site PortalBARRA (www.portalbarra.com.br)
|