Como avaliar o retorno de seu investimento na WEB
Carlos Alberto Teixeira Costa (*)              

Tenho certeza que para todos aqueles que não são familiarizados com o mundo da Internet e, principalmente para os que detestam falar sobre informática, falar sobre investimento na criação ou melhoria de seu site é um verdadeiro pesadelo e desconforto, e até mesmo um assunto desnecessário para alguns.

O motivo para tal reação é simples. A primeira pergunta que se fazem é "O que isso vai me trazer de lucro?". E ainda piora no momento que vem a constatação que, além de investir, ainda passarão a ter um novo custo fixo mensal. Nenhum investidor vai querer colocar seu capital em algo que não lhe é apresentado o seu verdadeiro retorno.

Tratar um desenvolvimento de um site como a criação de um "folder eletrônico" ou uma "propaganda na WEB" é coisa de amador. Pelo menos, em alguns casos, alguns desses amadores ainda se preocupam em inserir um cadastro ou algum controle de acesso (não vale pensar em contador).

Este deve ser tratado como um projeto onde todas as oportunidades devem ser avaliadas, previstas e planejadas, mesmo que em sua implementação sejam consideradas diferentes fases e etapas. A construção sem planejamento é o mesmo que construir um prédio sem alicerce.

Para você que propus escrever este artigo, deve estar começando a franzir a cara com a idéia que vou falar que deve gastar mais aindado que imaginava. Pois bem, vamos começar criando dois cenários hipotéticos e estudar o retorno de seu investimento na entrada do mundo digital.

Alternativa "A"

Vamos imaginar que você contratou aquele espetacular "sobrinho" que acabou de terminar um curso de "Construção de sites" e está cheio de idéias novas. Você se propôs a dar uma força, a pedido do pai dele, seu irmão ou amigo, e vai pagar R$ 500,00 pela confecção do site.

Ele ainda se propôs a manter o seu site com as novas fotos e texto por apenas R$ 30,00 por mês. Maravilha! Você agora acredita que terá dinamismo em seu site.

Você não pode esquecer que terá que pagar a anuidade da FAPESP para manter o registo de seu domínio em nome da sua empresa. Por isso irá desembolsar o valor de R$ 40,00 de anuidade.

Outro custo que você não poderá fugir será o da hospedagem que lhe custará um valor mensal de aproximadamente R$ 30,00.

Em resumo:

Desenvolvimento do site R$ 500,00 / ano
Manutenção (R$ 30,00 / mês) R$ 360,00 / ano
Anuidade FAPESP R$ 40,00 / ano
Hospedagem do site R$ 360,00 / ano
Total:
R$ 1.260,00 / ano
  R$ 105,00 / mes


Acreditando que com este site você consiga atrair uma visitação de 500 amigos, atuais clientes, fornecedores e alguns curiosos, por mês, para que possam conhecer a sua história, seus produtos, onde você esta localizado, seu mapa e um formulário de "Fale Conosco", você estará pagando R$ 0,21 por cada visita que você recebeu no site naquele mês, para apresentar a sua empresa. Provavelmente, neste cenário, poderá ser mais eficaz você gastar este valor em ligações para apresentar a cada contato algum produto de sua empresa.

Alternativa "B"

No segundo cenário imaginamos uma Agência de Internet oferecendo um site pelo investimento do valor de R$ 3.000,00 e um custo de administração pelo valor de R$ 200,00 ao mês.

Essa agência propõe áreas preparadas para atrair formadores de opinião, como mídias e instituições de ensino, estratégias se baseando em marketing viral, estruturas de cadastros e banco de dados otimizados e seguros, recursos de visualização modernos e com visual leve, para não prejudicar no tempo de exibição e na identidade de sua empresa, administração de seu site com estudos sobre o fluxo de visitantes em sua filial virtual, serviços de Newletters e outras estratégias que são fruto de experiências e aprendizado com a necessidade do mercado.

Todos estes recursos são orientados a criar uma identidade visual de sua empresa, um atendimento adequado, uma verdadeira forma de prestação de serviço, conteúdo interessante e agradável que venha a promover a visitação, indicação e retorno dos visitantes ao seu site.
Aparentemente, o custo será superior. Porém, vamos ao comparativo:


Em resumo:

Desenvolvimento do site R$ 3.000,00 / ano
Manutenção (R$ 30,00 / mês) R$ 3.600,00 / ano
Anuidade FAPESP R$ 40,00 / ano
Hospedagem do site incluso na manutenção
Total:
R$ 6.640 / ano
  R$ 553,33 / mes

Com um site dinâmico, interessante, atualizado de forma estratégica e bem trabalhado o seu conteúdo, poderá gerar mais de 5.000 visitas por mês, o que vai representar um custo de R$ 0,11 por visita.

Porém, com uma site deste, o usuário passa a se interessar por receber suas novidades e notícias, aceitando realizar o seu cadastro no site, criando fidelidade e frequencia em sua visita. É totalmente cabível falarmos em reunirmos um cadastro de pelo menos 3.000 novos adeptos por ano.

Se avaliarmos que sua empresa necessita informar seus parceiros sobre suas estratégias, novos produtos e serviços, levando a necessidade de criar 3.000 impressos simples, que serão postados para 3.000 clientes, você terá um gasto de pelo menos R$ 1.000,00, a cada confecção.
Se imaginarmos a confecção de 3 impressos por ano estaremos prevendo o gasto de R$ 3.000,00 por ano, que equivale a R$ 250,00 por mês.
Através do processo de cadastramento pelo site e envio de Informativos eletrônicos (Newsletters), inclusive com a possibilidade de periodicidade mensal, seu custo irá cair de R$ 553,33 para R$ 303,33, passando a um custo estimado de R$ 0,06 por visita realizada ao site.

Porém, podemos continuar nossa avaliação imaginando que a cada 500 novas visitas você converta uma em novo cliente. Neste caso, multiplique por R$ 10,00 o custo que você possui para conquistar um novo cliente.

Poderíamos continuar nossa avaliação incluindo os retornos por vendas geradas, propagandas espontâneas criadas pelo conteúdo oferecido a mídia, valorização de sua imagem perante seus clientes e outros inúmeros possíveis retornos gerados por um site criado com a mesma identidade visual e com a sua estratégia para criar uma nova filial. A sua Filial na Web.

Você pode até acreditar que em posse destas informações o seu "sobrinho" poderá agora criar a solução proposta. Tomará! Porém, o mundo digital é muito veloz para se aprender desta forma. Os artifícios de marketing utilizados pela Yahoo para chegar a onde chegou já não funcionam da mesma forma.

Sendo assim, acredito que se você acredita que está no momento de ingressar neste mundo digital, procure um parceiro real.

(*) O autor é diretor da Filial Web Soluções Ltda (www.filialweb.com.br) e do site PortalBARRA (www.portalbarra.com.br)